Dia 4 (Condeixa - Pombal)


Beeeeeeeeem... Neste dia, publiquei muita informação no Facebook...

Este dia começou muito bem - fizemos mais 2 quilómetros do que devíamos, em alegres passeios pelo campo e fruto da teimosia da minha cara metade. Fica aqui mais um registo fotográfico de arte capturado pelo maridão que tinha ficado muito triste quando passámos por Oliveira de Azeméis e comprovou que tinham roubado uma certa e determinada estátua.

"Afinal o menino mijão já apareceu... Levaram-no para "arrabaldes" de Condeixa!"



Tantas horas sob o sol e o calor, tanto alfaslto calcado e tanta introspecção que as minhas hormonas devem ter sofrido um qualquer desiquilíbrio e a verdade é que as emoções ficaram "todinhas" à flor da pele... 

"Hoje foi dia de lágrimas! Não pelas dores nos pés, nem porque esfregamos os olhos com o creme das pernas cansadas. As primeiras lágrimas que chegaram aos meus olhos nesta caminhada vieram trazidas pelas patinhas de um gatinho minúsculo numa valeta da estrada. A meio da manhã começamos a ouvir um som que a mim me pareceu a de um pássaro, quando reparámos que era o gatinho mais lindo do mundo que vinha em nossa direcção, provavelmente à procura de comida. Evidentemente que peguei logo nele e, de tão pequenino, coube-me na palma da mão. Estava a contar que me fosse morder ou arranhar como as minhas feras quando tinham a sua idade, mas com medo que tivesse igual destino ao das dezenas de animais que encontramos sem vida nas bermas da estrada, levei-o até ao outro lado da estrada, onde havia uma casa e um restaurante. A pobre criatura não mordeu, nem arranhou e, imediatamente, adoptou-me! Mas o maridão acordou-me para a realidade e eu pousei o bichinho, que me deve ter confundido com a mãe e começou a seguir-me. Bem... resumindo, retomei a caminhada em lágrimas e com uma tristeza que me encolheu o coração até ele ficar pequenino, pequenino. O meu pai, que lá estava e que ficou a dar de beber ao bichano, foi entregá-lo à dona da casa que (supostamente) ficou com ele. Segundo ela é normal isto acontecer: há muitas pessoas que vêm abandonar os bichinhos nestes sítios por não poderem ficar com eles. Eu sei que esta mensagem é muito lamechas, mas fica aqui o pedido para que estas coisas não se repitam..."

Com os papás todos juntos e todos a darem-nos mimos, apesar do cansaço, este dia prometia ser muito produtivo! Ainda por cima, os nossos queridos amigos H.C.L. e A.C.L. ligaram-nos a dizer que vinham ter connosco!!! Ficamos absolutamente sem palavras. Tal como continuamos agora... Pelo que subscrevemos as palavras que deixamos nesse dia no facebook.

"Dia 4: Hoje o dia custou bem menos a passar. Os outros sogros (os meus pais) vieram peregrinar connosco e a minha mãe ainda fez grande parte da caminhada, sempre a injectar boas doses de fé, de determinação e, claro, de muito amor!!! Foi uma ajuda MUITO GRANDE para que conseguíssemos fazer 37Km, já que o cansaço nos começa a assistir cada vez mais... E que rico geladinho que comemos sentados no chão de uma área de serviço de Pombal! O meu pai ficou a "fazer sala" com os sogros, que também ficaram todos contentes por terem visitas! E foi giro de ver: o meu pai a paparicar o maridão e o meu sogro a paparicar-me a mim sempre que parávamos, como se tivessem trocado de filhos! E, claro, a última hora do dia é sempre preenchida com os mimos da outra mãe - a sogra - que nos acompanha quando mais vontade temos de desistir! Mas as visitas de hoje não ficaram por aqui. Por cada telefonema de incentivo que recebemos, o nosso corpo parece que perde, automaticamente, uns 5 quilinhos e os pés doem um pouco menos. Por isso, a todos quantos nos têm vindo a acompanhar telefonicamente, bem-hajam pelo apoio, pela amizade e pelo elixir de energia que nos transmitem! E para além de tudo isto, hoje percebemos também que fomos abençoados por Deus por termos Amigos tão maravilhosos, tão altruístas e sempre tão presentes nos momentos mais marcantes da nossa vida. Amigos capazes de fazer 150 x 2 Km num dia, adiando por umas horas compromissos importantes, apenas porque são nossos verdadeiros Amigos. Amigos que vieram ter connosco apenas para nos darem pessoalmente um abraço e deixarem marcadas na estrada junto das nossas pegadas, as suas. Basicamente, hoje foi um dia de agradecimento - mote desta nossa caminhada. Hoje agradecemos pela nossa Família e pelos nossos Amigos, que "são a Família que tivemos a oportunidade de escolher", e aqui encaixam-se todos vocês! O nosso mais sincero OBRIGADO por nos acompanharem seja por que manifestação for. Prometemos acender uma velinha por vocês quando chegarmos ao santuário, para que sejam abençoados com a mesma sorte que nós! OBRIGADA!!!"

Mas depressa o dia chegou ao fim e, como no dia seguinte era 2ª feira, os meus pais lá tiveram de regressar. A minha mãe, que nos tinha acompanhado grande parte do dia, ficou com vontade de ficar para, connosco, chegar ao Santuário - via-se no fundinho do seu olhar brilhante a tristeza em deixar-nos para trás. Mas compromissos profissionais e familiares fizeram-na regressar. Ainda assim, nenhum dos dois quis mostrar pena do nosso já mais que evidente cansaço, nem qualquer outro sentimento que nos pudesse deixar ficar mais vulneráveis, disfarçando a melancolia com um sorriso esgaçado de orelha a orelha e palavras de incentivo. Transmitiram força, alegria e motivação para cumprirmos com o nosso objectivo - e fizeram-no não só presencialmente com também através de todos os telefonemas e mensagens que nos foram deixando. E eles nem imaginam o quão importante isto foi para nós!!!

"A pedido das várias famílias aqui está a fotografia da mula que tão mal tem feito ao meu marido. No final vou ter um ajuste de contas com ela..."




Para finalizar, deixo aqui o registo da única bolha que teimosamente apareceu nesta nossa caminhada. Foi no pé da minha metade boa, mas doia-me como se fosse no meu... Ainda assim, nada mal para 4 dias de caminhada, não? E porque mais 37 km não matam, mas moem, seguiu-se o descanso do herói.