E depois do Adeus...

Depois de 190 Km, depois de 5 dias na estrada, depois da apoteose da chegada e depois do Adeus de Fátima pensávamos que nos íamos deitar e que íamos dormir umas 36h seguidas, até que nos doessem todos os ossinhos. Pois ficamos redondamente enganados! 5 dias seguidos a acordar às 5h30 só podiam dar nisso! Assim, foi com muito esforço que no dia seguinte lá nos aguentamos na cama até às 10h30...

O dia era de festa! Fazíamos 3 anos de casados, estava um sol resplandescente e, para manter o bronzeado que tínhamos angariado nos últimos dias, resolvemos ir para a praia (fiquei mais morena em 5 dias de caminhada do que em 15 dias de praia, com a vantagem de não ter feito alergia ao Sol - para o ano já sei como fazer férias baratas).  A 100 /120 (que é como quem diz, a mancar com dores nos pés a precisarem de recauchutagem) e à bons portugueses, lá fomos para a praia com 2 guarda-sois, 1 pára-ventos e uma cadeira de praia (presente da D.C.L. estreado neste dia). E o que não dormi em casa, dormi na praia. A minha metade boa leu, tirou fotografias, pôs a conversa em dia ao telemóvel e eu fui uma excelente companhia - estive sempre muito caladinha! ;) E não me cansava de dormir. De vez em quando acordava para lhe dizer que estava viva, mas logo a seguir sucumbia novamente ao sono. Pensei que me ia custar imenso adormecer à noite por ter passado o dia a dormir, mas quando cheguei à cama caí redonda!

Só posso dizer uma coisa: o soninho foi verdadeiramente retemperador. No dia seguinte acordei como se nada se tivesse passado comigo. Não havia sono, não havia dores e quando cheguei ao trabalho ainda me perguntaram se tinha ido para o Algarve, uma vez que regressara com aspecto de quem tinha estado 1 semana de férias, completamente rendida ao ócio e aos banhos de sol.

Também pensávamos que íamos perder uns quilinhos, mas isso não aconteceu (muito pelo contrário). Não sei se foram os cozinhados da minha sogra, se o terceiro pequeno almoço às 9h30 da manhã, se o aumento da massa muscular, a verdade é que ganhei 2 Kg (rapidamente perdidos, sem esforço, ao fim de 1 semana).

Ficámos muito contentes por termos feito parte do grupo de pessoas que chegam dignas a Fátima, sem terem que ser carregadas em braços a partir do fim da rua das suas casas, e que lá chegam com calçado de rua - não se imagina a quantidade de calçado que as pessoas vão deixando pelo caminho para serem substituídos por chinelos de quarto!!! :)

Já se passaram quase 3 meses desde que passamos, juntos, por esta experiência e o sentimento de realização mantém-se! Superamos, também, a prova a que nos propusemos: passar 5 dias juntos de manhã à noite, só os dois, sem que isso desse em separação :) E posso dizer que, apesar de sermos igualmente teimosos, a coisa funcionou muitíssimo bem e os votos foram renovados por, pelo menos, mais 3 anos!

E revelo aqui um pequeno segredo. Sempre que vou trabalhar preocupada com alguma situação ou ansiosa com algum desafio, lembro-me que perto do meu emprego existe um local onde está marcada uma seta azul de indicação do caminho para Fátima. Simbolicamente, representa tudo aquilo que vivi e ultrapassei durante aqueles dias e também tudo aquilo que posso fazer e alcançar no futuro. Esta seta recorda-me que tenho o que é necessário para acreditar em mim, nas minhas capacidades e nas minhas conquistas e que a minha vida é a continuação desta Caminhada de Fé!


Fotografia das nossas alianças tirada a 13/9/2011 (enquanto eu estava no sono de beleza) em jeito de símbolo desta nossa caminhada.