Esta “viagem” aconteceu fisicamente entre os dias 7 e 12 de Setembro de 2011, mas, a nível espiritual, espero que os seus efeitos se façam sentir durante toda a minha vida!

Antes de mais, é preciso contextualizar este espaço… Um dos motivos pelos quais quero imortalizar “interneticamente” o registo desta caminhada prende-se com a minha vontade em manter acesa a chama das memórias desta experiência inesquecível. E como vivemos na era da tecnologia, e sendo eu uma blogueira inveterada, encontrei aqui a melhor ferramenta para o fazer. Por outro lado, com este blogue, gostaria de poder transmitir o testemunho para que outras pessoas, que pensem fazer o mesmo, encontrem nestas linhas resposta a algumas das suas muitas perguntas, conforto quando sentirem receio ou ansiedade e, sobretudo, ânimo para que consigam levar este objectivo até ao fim.

Independentemente dos motivos pelos quais as pessoas decidem ir em peregrinação a pé a Fátima, evidentemente que nenhuma delas o fará de ânimo leve, com certeza. Posso dizer que esta minha viagem foi uma “Caminhada de Fé”, porque só acreditando em algo muito forte é que é possível executar uma decisão destas. Eu acredito em Deus e na Nossa Senhora de Fátima, mas acredito também no amor, na amizade, nas pessoas, na bondade, nos laços, nos gestos, na determinação e na força de vontade. E se, dada a conjuntura actual, ainda consigo acreditar em tudo isto, não terei motivos mais do que suficientes para agradecer? Foi graças a tudo isto que consegui fazer 190 Km em 5 dias, sem postos de enfermagem de apoio ao peregrino, sem fazer bolhas ou feridas nos pés, sem ter dores nas pernas, sem verter uma única lágrima de dor, sob o calor tórrido de um verão retardado, do cansaço e das dores nos pés e sem, em momento algum, sentir arrependimento ou vontade de desistir.

Evidentemente que, aos olhos de quem nunca passou por esta prova, estas palavras não apresentam grande relevo, são quase frases feitas, mas a verdade é que desde que pus o pé na estrada se instalou em mim uma única vontade, a de chegar a Fátima, sem margem para fraquezas - e só quem passa por esta experiência é que sente a verdade disto.

Tendo tudo isto em conta, quando o momento da partida se tornou mais próximo (e irreversível, também), decidi que o havia de partilhar com as pessoas mais importantes e, uma vez mais recorrendo à grande rede, criei um grupo no Facebook (Grupo Caminhada de Fé), que viria a funcionar não apenas como um diário, mas também como uma esponja de carinho e um receptor de boas energias, patrocinados pelos amigos e pela família. Não seria por irmos apenas dois a "peregrinar" que nos iríamos sentir sozinhos, porque sabíamos que do lado de cá tínhamos uma equipa de fãs a torcer por nós e a enviar-nos telepaticamente boas vibrações. E só tenho a dizer uma coisa: F-E-N-O-M-E-N-A-L!!! É nestas alturas que percebemos que somos queridos por muita gente e que essas mesmas pessoas são da maior importância para nós. Por este motivo, é recorrente neste blogue o aparecimento de citações daí retiradas.

"190 km em 5 dias??? (Diz o maridão que são 186km em 4 dias, o sonhador!) Onde estávamos nós com a cabeça quando decidimos que nos iríamos superar a nós próprios com uma prova destas? Bem... Ficam aqui os registos dos preparativos, das ansiedades, das histórias e das metas alcançadas (se houver força...)."

Gostaria de finalizar partilhando aqui o quão importante esta experiência foi para mim. Estava completamente inundada de medo: medo de ter muitas bolhas, medo de ter muitas dores, medo de querer desistir, medo de não conseguir chegar, medo do próprio medo que tinha... E algum deste medo era a projecção de outros medos anteriores: medo de decidir, medo de me comprometer, medo de sair da zona de conforto, medo de falhar. Por tudo isto, esta Caminhada de Fé, além de consolidar todas as minhas crenças, acima descritas, possibilitou-me encontrar algo que procurava há muito tempo e que estava com dificuldade em encontrar (ou simplesmente em perceber que sempre esteve comigo, sem que o enxergasse): permitiu-me ACREDITAR EM MIM, na minha força espiritual, na minha força física e nas minhas capacidades. E, "acreditem", isso foi a maior vitória de todas!


6 comentários:

  1. Li agora o post "Sobre a Caminhada" e mais uma vez: Parabéns!!

    Consigo perceber o que viveste antes.. e um pouco o 'durante'. Ainda não (como é óbvio só imaginando ligeiramente) o que sentiste e ainda sentes depois! E deve ser mesmo Fabuloso!!!!

    O teu relato dos medos é fiel ao que acontece (genericamente) com muitos de nós e em muitos outros desafios da vida...e daí este desafio ser uma Excelente prova de fogo para ti, ultrapassado!! E uma ENORME injecção de Força.

    Muito bom!!!

    L.S.

    ResponderEliminar
  2. Estive a ler as crónicas da vossa Caminhada.
    Incrivel Filipa!!!!

    Emocionei-me, ri-me e deu-me alento para empreender tal desafio em mim. Ao tempo que ando a pensar ir a Fátima e quem sabe..a pé.

    Tenho de me preparar e organizar para isto.. não é que falte tempo, mas tem-me faltado 'disposição mental' para avançar.

    Fiquei curioso ao relatares na crónica do dia 2, o recurso às técnicas de PNL o que fizeste naquele momento, lembras-te? Que técnicas aplicaste ao longo da Caminhada, tens ideia?

    Todos este desafio que vocês viveram tem muito de PNL: a superação das dificuldades, a mentalização (quer na preparação, quer nos momentos introspectivos) o objectivo que se propuseram, o 'prémio' de celebração dos 3 anos..

    É muito bom para vocês!! Acredito que aumente o compromisso e vos dê ainda mais força.

    Acho incrivel este lado de desafios/celebrações e de marcos/vitórias na vida, que ajudam a criar ainda mais envolvimento e compromisso entre as pessoas.

    Parabéns a vocês!!

    Beijinho

    L.S.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr. Luis. Fiquei muito contente com as tuas mensagens! Até vim trabalhar mais bem disposta! É incrível como as coisas mudam: quando decidimos fazer esta caminhada achávamos que éramos quase uns extraterrestres por ser algo que tão pouca gente, pensávamos, no nosso círculo, o teria feito. Mas enganámo-nos redondamente! Foi uma enorme surpresa o número de pessoas que descobrimos que já foram ou pensam ir e todas elas com o mesmo espírito vitorioso que adquirimos! E apesar de pensarmos que mais ninguém nos iria surpreender, eis que recebi notícias tuas!

    Então também conheces o Adelino Cunha? Pois bem, foi com ele que fiz o meu curso de PNL. Não te sei dizer ao certo as técnicas que apliquei, mas tudo começou com o NHD (Não Há Desculpas). Se quisermos mesmo uma coisa não pode haver desculpas e eu andava sempre a arranjá-las para não ir. De maneira que este ano definimos que íamos guardar uns dias para o fazermos. Tem que ser assim! Determinação!

    Depois outra técnica muito importante (e que utilizo sempre que me aparecem obstáculos) é ver no futuro (como eu costumo dizer). Por muito más que as coisas estejam, ou por muito grandes que sejam os obstáculos, de uma maneira ou de outra as dificuldades serão ultrapassadas. Com esta caminhada foi a mesma coisa: nos momentos de ansiedade antes da partida ou de dor durante o nosso percurso, focava-me sempre na imagem da nossa chegada ao Santuário; imaginava o espaço, outros peregrinos a chegarem, os sentimentos que me iam invadir, o que o que iria dizer ao Graza, enfim... Fazia o filme todo e isso ajudava imenso.

    Só tivemos dores nos pés, mas essas foram muuuuitas! Tentava deslocar o pensamento para outras coisas e às vezes resultava, mas não tinha o meu cérebro PNL assim tão bem programado...

    Um beijinho muito grande, Luis, e um Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  4. Planeio fazer a mesma viagem com partida de S. Mamede Infesta neste dia de Natal e chegada 5 dias depois (4ª a domingo). Irei fazer os 206 km fisicamente sozinho e confesso que estou ansioso, mas a leitura deste blog deixou-me mais animado e com vontade de começar já, agora mesmo.
    Só o eventual mau tempo, ou algum problema de saúde me vai impedir de vencer este desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informo que completei a viagem com sucesso. Comecei no dia de Natal (4ª feira) e terminei no Domingo. 5 etapas de aproximadamente 40km cada. Apesar da muita chuva (só no ultimo dia não choveu) a minha caminhada solitária correu bem, sem qualquer mazela física. Sinto-me bem, mas... não quero repetir a aventura.

      Eliminar
  5. Boa noite.
    Meu pai e eu fizemos por dois anos seguidos a caminhada da grande São Paulo até o Santuário de Aparecida do Norte (SP) e foi muito revelador sobre esses "medos" que você citou. Foram 186Km em 4 dias. Sofremos com bolhas e dores mas foi gratificante e revelador sobre a nossa natureza.
    Se Deus permitir irei repetir essa façanha está ano. Faz 5 anos desde a última vez.
    Parabéns pela sua caminhada.

    ResponderEliminar